segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Biblioteca ea Web 2.0




As bibliotecas escolares e a Web 2.0

As bibliotecas escolares exercem um papel determinante no quadro da sociedade actual. A informação constitui um recurso relevante na formação dos jovens e o seu acesso e utilização uma mais valia. À escola, em articulação com a biblioteca, compete o fornecimento de sistemas de referência que orientem os alunos num ambiente onde a informação existe em excesso e é às vezes de qualidade duvidosa. Deve ainda proporcionar a criação de espaços próprios para o debate e a partilha das ideias e dos recursos. Esta nova atitude passa pelo desenvolvimento de processos de mudança e utilização de novas práticas pedagógicas.
As bibliotecas escolares podem ser essa alavanca para a mudança ao favorecer a utilização de novas ferramentas e de novos modos de aprender em que o professor ou o professor bibliotecário se assumem como orientadores na selecção das diversas fontes de informação disponíveis na Web. É neste novo ambiente, designado por Web 2.0, que estão a emergir múltiplas aplicações, de acesso livre, que permitem o arquivo, a organização e a partilha de informação. Aqui encontramos aplicações para publicar e partilhar texto, imagem, vídeo, música ou ainda outro tipo de documentos, e os projectos de trabalho podem beneficiar da integração em grupos pequenos ou mais alargados, dando origem às já tão faladas redes sociais.
A biblioteca escolar pode e deve usar essas mesmas plataformas para prestar um melhor serviço, divulgando informação de acordo com perfis de interesses de determinados grupos, transformando-as em serviços de referência e de apoio aos utilizadores captando críticas e sugestões e adequando permanentemente os seus serviços.
A biblioteca escolar deixa se ser apenas um espaço físico para se tornar um espaço virtual, promovendo massa crítica e um trabalho mais inteligente.
fonte:folhas secas

Nenhum comentário:

Postar um comentário