terça-feira, 16 de agosto de 2011

Exemplo que vem da Alemanha.....

Hamburgo foi eleita a capital verde européia de 2011. O condado, situado no norte da Alemanha, tem cheiro de mato! Com 240 mil árvores e muitos parques, é difícil dizer ao certo onde termina a cidade e onde começa o campo, suas ruas são limpas e a coleta seletiva é levada a sério, o transporte público é totalmente eficiente; existe um ponto de ônibus a cada 300 metros de qualquer habitante. A cidade utiliza ônibus híbridos, metrô e o S-Bahn, espécie de trem elétrico que tem como fonte energética a hidroenergia.

Foi a estrutura de transportes somada à meta ambiciosa de redução nas emissões de carbono que motivaram o título. (O condado pretende reduzir 40% de suas emissões até 2020 e 80% até 2050, comparado à quantidade que era emitida em 1990. Atualmente a cidade já alcançou níveis respeitáveis, com redução de 15%.)

. A grande novidade no sistema de transporte do condado são os terminais para locação de bicicletas distribuídas por toda a cidade. Próximo às principais estações de metrô, é possível encontrar terminais como o da foto. Basta inserir o cartão de crédito e, se for a primeira locação, fazer um registro rápido, depois deve-se informar o número da(s) bicicleta(s) pretendida, que a trava é liberada. E um pouco de dificuldade de entender como tirava a tranca da bike , se“perde” 5 minutos no processo de locação antes de sair pedalando em volta do Alster. O preço? Os primeiros 30 minutos do dia são grátis e depois paga-se 4 centavos o minuto, ou seja, 2, 40 Euros a hora! À partir da segunda locação é possivel fazer a transação por celular, caso não possua um cartão de crédito em mãos. A devolução pode ser feita em qualquer terminal, mas atenção, é preciso recolocar a trava e certificar-se de que fez direito ou você pode acabar pagando algumas horinhas a mais.

A topografia de Hamburgo, quase toda plana, já ajuda mas é o incentivo do governo, que mantêm ciclofaixas impecáveis por todos os lados e desenvolve um sistema de locação de bikes eficiente como o StadtRad que estimula a população e turistas a pedalarem, contribuindo significativamente na redução de emissão de CO2 e na melhoria da qualidade de vida da população.



fonte :ecocentrico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário