segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

É importante tomar sol sem protetor solar....



Apesar de sempre ouvirmos a importância de tomar cuidados com a exposição ao sol, para prevenir o câncer de pele, é necessário também ‘pegar uma corzinha’ de vez em quando. Aliás, já há indícios, em todo o mundo, de um aumento em pessoas que apresentam déficits de vitamina D, por falta de banhos de sol.
O alerta vem de pesquisadores finlandeses, que publicaram um estudo no American Journal of Epidemiology. É recomendado pegar sol no mínimo três vezes por semana, durante 5 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã. O ideal é não usar filtro solar nesse curto período, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a síntese do nutriente pela pele. Indivíduos muitos brancos devem tomar sol mais cedo, e os de pele escura podem ficar ao sol por um tempo pouco maior. O sol é responsável por 90% da aquisição de vitamina D e os alimentos (como leite, ovos, manteiga e peixes de água fria) respondem pelos outros 10%.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia defendeu que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, sempre usem protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol só nos braços
. Essa exposição já é suficiente para adquirir a quantidade adequada de vitamina D.
A falta de vitamina D pode causar vários problemas no organismo, como déficit na fixação do cálcio nos ossos (com isso evitar osteoporose), hipertensão, diabetes, infecções e até aparecimento de alguns tipos de câncer.

É bom lembrar que são só três vezes por semana, durante 5 a 20 minutos! Não se esqueça do filtro solar e evite os horários entre as 10h e 16h. Hidrate bem sua pele e aproveite o verão.


foto:gougle

Nenhum comentário:

Postar um comentário