Como leitora assídua do Chata de Galocha, vi posts sobre Belo Horizonte e Recife e pensei: já que o carnaval está chegando, seria super apropriado fazer um guia sobre a cidade que tem a melhor festa popular do mundo e que – desculpa aê – eu moro: Salvador!
Acho que a cidade dispensa apresentações, todo mundo com certeza já ouviu falar pelo menos do Mercado Modelo e Pelourinho, pontos turísticos que quem vem a Salvador tem que conhecer. OMercado Modelo é um dos melhores lugares pra comprar lembranças da Bahia, a variedade de presentes e artesanato é imensa! O Pelourinho fica bem pertinho dali, basta subir o Elevador Lacerda (outro ponto turístico importante, ele liga a Cidade Alta à Cidade Baixa).

Chegando ao Pelourinho, prepare-se para andar. É um tal de subir e descer de ladeira que não tem fim.Suas casinhas coloridas são um charme e rendem boas fotos. Lá também tem muita (eu disse muita) lojinha que vende lembranças da Bahia de todos os tipos, desde quadros e esculturas até camisas e biquínis.

Ainda no Pelourinho, aproveite para conhecer a Igreja de São Francisco que é toda em ouro. Se não quiser fazer compras de lembrancinhas e coisas específicas da Bahia, vá a um dos 7 grandes shoppings da cidade: o Piedade e o Center Lapa ficam no Centro e são mais populares. As grandes marcas estão no Iguatemi, Salvador e Barra. Chegando ou saindo de Salvador, tem o Paralela que fica a caminho do aeroporto (indo pela Av. Paralela) e o Salvador Norte (que fica quase em frente ao aeroporto).
Como o verão em Salvador é cruel, uma boa pedida é um sorvete. Na Praça Municipal (na saída do Elevador Lacerda) tem a sorveteria A Cubana, que é bem tradicional por aqui, mas se você quiser tomar o sorvete mais famoso, desça o Elevador e vá até a Sorveteria da Ribeira. Ali pertinho também tem a Igreja do Senhor do Bonfim. Dá pra comprar as conhecidas fitinhas e amarrar uma nas grades da Igreja.

Deu fome? Escolha um restaurante típico como o Caranguejo de Sergipe e prove o caranguejo (já diz o nome, é o forte do lugar). Pra quem não gosta ou não quer arriscar, a variedade de locais é grande:Kimuqueca – o nome já indica o que você deve comer lá né… moqueca! Caso não queira pratos tão típicos, alguns bons restaurantes são o Pasta Fast, que além de massas, tem o Camarão Quatro Queijos que é bom demais, e o Soho que fica na Bahia Marina e tem uma vista incrível. Coma também uma torta na melhor doceria quem tem aqui: a Viva Gula (a de casadinho é a melhor de todas e a mais famosa também). Não deixe também de experimentar o acarajé, mais tradicional que isso não tem! No Rio Vermelho tem o Acarajé de Dinha, o mais conhecido da cidade. Se não quiser ir lá, em todo canto tem uma baiana de acarajé. Mas cuidado: se a baiana te oferecer um acarajé quente, ela não está falando da temperatura, e sim da quantidade de pimenta!

Como o carnaval está na porta, falar sobre o assunto é inevitável. Se quiser ir atrás de um tio elétrico ou ficar no conforto de um camarote, escolha um dos dois percursos: Dodô, que é o Barra – Ondina ouOsmar que é o Campo Grande (No Centro Histórico também tem o circuito Batatinha, que não tem trios nem camarotes, só bandinhas e fanfarras). Pra comprar um abadá, escolha umas das três centrais que vendem os melhores blocos e camarotes e são elas: Central do Carnaval, Axé Mix e Reino da Folia. Dá pra comprar nas lojas virtuais também e retirar na semana da folia (uma dica na hora da retirada dos abadás é não deixá-los a vista nas sacolas, o ideal é colocá-los numa bolsa ou mochila para evitar roubos). Para quem vier para a cidade aproveitar a festa, hospede-se num dos muitos hotéis e pousadas da Barra, pois além de ficar perto dos dois circuitos, fica perto também do Farol da Barra, do Morro do Cristo, da praia do Porto da Barra…

E como eu falei de praia, isso aqui tem de sobra. Se não quiser ir pras praias ao longo da Orla, vá um pouquinho mais longe e chegue à Praia do Flamengo, Praia de Aleluia, Praia de Ipitanga e Villas do Atlântico. À noite, depois de uma prainha, vá a um dos muitos ensaios de verão. Festa aqui é o que não falta!
PS: Sobre a atual situação em Salvador, com a PM em greve, Andréa disse acreditar que até o carnaval a situação já esteja normalizada e que o policiamento nos principais pontos turísticos está bastante reforçado. Ela também tem um blog: clica aqui pra conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário