Sucesso na Europa, técnica que usa bastões de esqui adaptados começa a ganhar adeptos na região
ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Estranheza pode ser, a princípio, o sentimento ao se deparar com um grupo caminhando pelo parque e carregando cada um dois bastões de esqui adaptados. Mas é bom ir se acostumando: a caminhada nórdica, que há anos é sucesso em países europeus, promete atrair muitos adeptos por aqui.
A técnica, que surgiu na Finlândia em 1930, foi criada por esquiadores profissionais para manter o ritmo do treino durante os meses sem neve. Ela chegou no Brasil no final do ano passado e já conquistou algumas celebridades, como o escritor Paulo Coelho.
Em São José, a caminhada nórdica (nordic walking) está sendo implantada pelas fisioterapeutas Maria Cristina Funchal e Regina Camargo, que coordenam alguns grupos em parques da cidade. "O ideal é que os instrutores conheçam detalhadamente os mecanismos do controle motor e postural. O fisioterapeuta é um profissional atuante nessa área, pois a marcha é um deslocamento que envolve diversos sistemas integrados", afirmou Maria Cristina.Segundo ela, os bastões têm uma função muito diferente de muletas e bengalas, já que trabalham impulsionando o passo através da utilização dos membros superiores e não somente apoiando. "Oferecem uma postura mais adequada aos indivíduos, dando simetria corporal, flexibilidade e alongamento muscular global."
A caminhada nórdica, de acordo com Regina, é indicada tanto para pessoas em busca de socialização e lazer, como perda de peso e reabilitações cardíaca e até mesmo neurológica (veja alguns dos benefícios no quadro ao lado).
Para praticar a técnica, é fundamental passar antes por um treinamento com instrutores credenciados e usar os bastões adequados, que já podem ser encontrados em algumas lojas esportivas do país.
Foi isso que fez a química Cecília Arias, de São José, que pratica a caminhada nórdica desde o final do ano passado. "Eu era uma pessoa super sedentária e agora me sinto bem mais disposta, além de ter perdido peso e controlado as taxas de colesterol e glicose."
Quanto ao 'preconceito' em relação à técnica, Cecília deixa o recado: "É uma questão de tempo para as pessoas conhecerem. Na Europa já está todo mundo praticando."
BENEFÍCIOS
COMO SURGIU
A caminhada nórdica surgiu na Finlândia em 1930, para melhorar a performance dos
esquiadores no verão
GASTO CALÓRICO
A caminhada nórdica possibilita um gasto de energia maior, em até 46%, em relação à técnica convencional
IMPACTO
A técnica diminui o impacto articular, podendo ser realizada por pessoas com problemas de coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé
Melhora a postura, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e agilidade. Além disso, aumenta a resistência e força muscular dos membros superiores e do corpo como um todo
INFORMAÇÕES
Mais informações sobre a caminhada nórdica podem ser obtidas pelo telefone 3921-7116 ou na Travessa Santa Inês, 94, Vila Ema
fonte; jornal O Vale
Gente vamos aprender a andar com os bastões de Nordic Walking(caminhada nórdica), estamos aqui pra ensinar todos vocês, programamos aulas para a aprendizagem,com muita coordenação, transferência de peso e dissociação de movimentos, que facilitam o uso dos bastões e depois a caminhada propriamente dita. É muito divirtido, fazemos amigos e cuidamos da saùde.
ResponderExcluirEntrem na nossa página no facebook.
Nordic Walking São José dos Campos
https://www.facebook.com/nordicwalkingsjc?filter=1