segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A origem da festas dos mortos no México ,para nós finados!


Dia dos Mortos é uma das festas mexicanas mais animadas! De 31 de outubro a 2 de novembro a celebração dos defuntos que vem visitar seus parentes conta com muita festa, música e caveirinhas de açúcar pra criançada. Mas aqui de longe o que nos chama a atenção mesmo são as verdadeiras obras de arte criadas pela tribo Huichol, das montanhas de Sierra Madre, no oeste mexicano. Os crânios – que nos parecem bem reais, mas são feitos de resina – são cobertos por missangas que formam padronagens únicas e belíssimas. Eles estão à venda em Londres por £489, aproximadamente R$1600. E a maioria dos modelos já estão esgotados! Dá só uma olhada na complexidade do trabalho:






acesse o site LN-CC.

E para não falar exatamente de religião, mas de cultura, escolhi a celebrada festa mexicana, a Festa dos Mortos, para marcar esta data aqui no blog.
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos,




festa, caveiras decoradas (as famosas caveiras feitas de açucar) música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de a´çucar
Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.



As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, e outros povos praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos


Para os antigos mexicanos, a morte não tinha as mesmas conotações da religião católica, na qual as idéias de inferno e paraíso servem para castigar ou premiar. Pelo contrário, eles acreditavam que os caminhos destinados às almas dos mortos era definido pelo tipo de morte que tiveram, e não pelo seu comportamento em vida e as direções que os mortos poderiam tomar são:

O Tlalocan, o paraíso de Tláloc, deus da chuva. A este lugar iam aqueles que morriam em situações relacionadas com água. O Tlalocan era um lugar de descanso e abundância.

O Omeyocan. paraíso do sol, governado por Huitzilopochtli, o deus da guerra. Neste lugar chegavam apenas os mortos em combate, os escravos que eram sacrificados e as mulheres que morriam no parto. O fato de habitar o Omeyocan era uma honra.







Dia deMortos na Casa deFrida Kahlo

O Mictlan, destinado a quem morria de morte natural. Este lugar era habitado por Mictlantecuhtli e Mictecacíhuatl, senhor e senhora da morte. Era um lugar muito escuro, sem janelas, de onde era impossível sair. O caminho era tortuoso e difícil, pois para lá chegar, as almas deviam caminhar por diferentes lugares durante quatro anos. Para percorrer este caminho, o defunto era enterrado com um cão, o qual o ajudaria a cruzar um rio e chegar perante Mictlantecuhtli, a quem deveria entregar, como oferenda, trouxas de gravetos e jarras de perfume, algodão, fios coloridos e cobertores.

Por sua vez, as crianças mortas tinham um lugar especial, chamado Chichihuacuauhco, onde se encontrava uma árvore da qual os ramos pingavam leite para as alimentar. As crianças que chegavam lá voltariam à Terra quando sua raça fosse destruída. Desta forma, da morte nasceria a vida.


Os enterros pré-hispânicos eram acompanhados de oferendas que continham dois tipos de objetos: os que o morto havia utilizado em vida, e os que poderiam precisar em sua viagem ao submundo. Assim, a elaboração de objetos funerários era muito diversificada: instrumentos musicais de barro, como ocarinas, flautas, tímpanos e chocalhos em forma de caveiras; esculturas que representavam os deuses mortuários, crânios de diversos materiais, braseiros, incensários e urnas.


Quando os espanhóis chegaram à América no século XVI, se aterrorizaram com esta prática, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades coincidirem com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos. Os espanhóis combinaram seus costumes com o festival centro-americano criando um sincretismo religioso que deu lugar ao atual Dia dos Mortos.


A tradição diz que as velas iluminam o caminho de volta das almas, depois das festividades


Falando em cultura mexicana, a Galeria Soul, em São Paulo, recebe a mostra “Cenas Mexicanas”, da artista Juliana Cabeza, até o dia 10 de novembro, com entrada gratuita! Caveiras, imagens de santos estilizados, catrinas e um bordado da Nossa Senhora de Guadalupe te esperam por lá. Vale conferir! De segunda a sexta das 11 às 20h e sábado das 11 às 18h, na R. Oscar Freire, 2203.


Fonte:fotos (Foto Marco Ugarte).
Conteúdo colaborativo extraído da Wikipedia. Fotos: Google Image,blog cultura Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário