sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conheça os vencedores do Festival Mundial de Arquitetura 2012



Pense nos prédios que você vê no caminho até o trabalho. Eles servem para quê? Não, eles não servem só para abrigar as pessoas. As construções – boas ou ruins – transmitem emoções, materializam desejos de um grupo e, se tivermos sorte e abrirmos bem os olhos, adicionam uma dose de beleza ao nosso cotidiano. Pelo menos é isso que mostram os 31 projetos premiados no Festival Mundial deArquitetura, que aconteceu entre 3 e 5 de outubro em Singapura e teve 513 inscrições. A biblioteca Liyuan é um exemplo disso. Edificada dentro de um bosque calmo no vilarejo de Huairou, nos arredores de Pequim, funciona como um retiro de leitura e contemplação. Outro caso é o Hospital Real Infantil, em Melbourne, um edifício que responde com design lúdico às angústias de uma doença na família. Para conhecer mais construções admiráveis olhe algumas fotos :


Clube de Golfe Fazenda Boa Vista. Isay Weinfield foi o único brasileiro premiado na edição deste ano, com esse country club em Porto Feliz (SP). Segundo os jurados, o projeto vencedor da categoria Esporte tem uma elegância simples e reinvestiga a tipologia do clube de campo.




Estufa refrigerada em Singapura. O edifício ganhou o prêmio de Prédio Mundial do Ano.


Parque do rio Kallang. O projeto vencedor do prêmio de paisagismo do ano também fica em Singapura. O projeto é do Atelier Dreiseitl.


Estação Marina Bay, em Singapura, ganhou o prêmio de Projetos Pequenos. Projetada pelo escritório Aedas.



Centro cultural para a cidade francesa de Pornic. Com o projeto, o escritório Arcau ganhou o prêmio na categoria Cívico e Comunidade.


Biblioteca Liyuan. O prédio foi projetado pelo atelier Li Xiaodong.


Biblioteca Liyuan. Revestida de pedaços de madeira na parte exterior, a biblioteca em uma cidade pequena nos arredores de Pequim venceu na categoria cultura.


Residência Stacking Green. Com seus marcantes jardins verticais, venceu a categoria casa. Projeto de Vo Trong Nghia Architects, no Vietnã.


Martin Road No. 38. O projeto de Kerry Hill Architects em Singapura venceu na categoria habitação.


Plaza España. A praça com vista para as montanhas foi construída ao lado de uma igreja antiga e sobre um moderno museu na cidade espanhola de Tenerife. O projeto de Menis Arquitectos venceu o Prêmio do Diretor e a categoria Novo e Velho.

De biblioteca em um bosque chinês a um clube de golfe no interior paulista, todas as construções premiadas trazem inspiração e boas ideias
fonte:casa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário