sábado, 3 de novembro de 2012

Eco cine, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos.





A abertura do festival acontece no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, no dia 05 de novembro a partir das 19 horas e será realizada por Lima Duarte. O ator vai apresentar o monólogo O ATOR de Chico de Assis, e será também exibida a animação A FOLHA DA SAMAMÚMA que conta a Lenda Kurumari, um indiozinho discriminado que tem roteiro e narração de Lima Duarte. Após a cerimônia de abertura, que contará também com a entrega dos Troféus AZIZ AB’SABER e POVOS DO MAR , será exibido o filme «O Vale dos Esquecidos» de Maria Raduan. O documentário retrata os conflitos de por terras em uma região longínqua de Mato Grosso.
Caraguatatuba recebe entre os dias 5 e 8 de novembro a edição comemorativa de 20 anos do Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, dando continuidade a um ciclo de reflexões e debates ambientais iniciados em sua primeira edição. Assim como a Rio+20, o Ecocine contará com um espaço de reflexão sobre as duas últimas décadas, que trouxeram mudanças drásticas no quadro geo político e ambiental do planeta. Através de filmes de suas edições anteriores e de novas produções, o público acompanhará as melhores produções de vários países sobre a conflituosa relação Homem/Meio Ambiente e Homem/Homem. O evento será composto de mostra de filmes, debates e programação especial para o público infantil. Escolas e faculdades interessadas poderão contar com atividades especiais, compostas de sessões comentadas de filmes sobre temáticas ambientais e direitos humanos, além de palestras e debates.
O Ecocine foi o primeiro festival ambiental criado no Brasil em 1992, na cidade de São Sebastião-SP. A primeira edição aconteceu paralelamente à Conferência Mundial de Meio Ambiente (ECO 92) e tem em sua história o pioneirismo da conscientização da preservação do meio ambiente através do cinema.
O ECOCINE 20 ANOS é produzido pelo Centro Cultural São Sebastião tem Alma (CCSSTA), pela TAO Produções Artísticas, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio da Sabesp através da Lei Rouanet – Ministério da Cultura.

Programação
Sessões de filmes
Documentários, ficções, animações e programas de TV para público adulto e infantil.

ESPECIAL EDUCAÇÃO: CINE ESCOLA CARAVANA
Exibição de filmes infantis nas escolas e no Teatro Mário Covas. Serão apresentados curtas metragens para crianças e adolescentes com temas que estimulam o respeito à diversidade e cultura, meio ambiente, tolerância, educação e segurança.

MESAS DE DEBATES
Serão realizadas mesas de debates sobre os temas “Cinema e Meio Ambiente” e “Cinema e Direitos Humanos”.

TROFÉU AZIZ AB’SABER
Será oferecido o Troféu Aziz Ab’Saber a pessoas e instituições que se destacaram nas áreas de Meio Ambiente, Cultura, Direitos Humanos e Ação Comunitária.

PRÊMIO CIA. RIO - CURTA METRAGEM REGIONAL
Será oferecido o Prêmio Cia Rio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em locação de equipamentos de Iluminação, acessórios e maquinaria para o melhor curta metragem regional, a ser definido através de Júri Popular.

OFICINA 1- COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Serão disponibilizadas 20 vagas para uma oficina de um dia, voltada para o público jovem e adulto em geral, especialmente estudantes e realizadores de audiovisual

OFICINA 2- EDUCOMUNICAÇÃO
Serão disponibilizadas 20 vagas para uma oficina de um dia, voltaa para professores.



fonte; fundak,Salim Burinhan

Nenhum comentário:

Postar um comentário