quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oque queremos para nossa cidade em termos de turismo!

Trabalhar como pequenas  gotas num oceano, parece um trabalho de intervenção cirúrgica, mas só assim é que é possível mudar uma cidade!

Ulisses Correia , Prefeito de uma cidade na Africa.


Na teoria econômica aprendemos que o turismo é uma das atividades mais rendáveis na historia do planeta ! trata-se de um setor que não conhece fronteiras , não pelo fato de basear-se nas viagens , mais porque a suas ramificações da sua industria tocam múltiplos aspectos do nosso cotidiano!

Precisamos tomar muito cuidado com uma atividade turística desenfreada!
Porque degrada os nossos recursos naturais , que dificilmente serão recuperáveis nos próximos anos!
Exemplo:
Antes  a uns 12 anos, era assim a  prainha!



Agora construíram estes dois prédios no lugar da casa!Tiraram todos os coqueiros!

 


A uniaõ do turismo com o desenvolvimento local sustentável traz beneficios para um turismo mais baseado ao respeito pelo meio ambiente , pela sua qualidade em vez de quantidade!
Na sustentabilidade a meio e longo prazo.
Não devemos deixar que sacrifiquem a nossa identidade local, deixando de lado alguns de nossos momentos históricos importante, culturais , valorizar nossa gastronomia tradicional, talvez até nosso folclore se é que  ainda exista!
O nosso turismo é de sol e praia , que apresentam uma importante massificação de espaços públicos nas altas temporadas verão.´



Aqui tinha uma pedra chamada pedra do sapo!

E estão construindo nos morros , sem nenhum planejamento ou fiscalização!



A praia é linda. mais  depois de uma certa hora os prédios fazem sombra na praia , fica sem sol!
Não possui duchas , nem banheiros publico, nem lixeiras!
Tem uma poluição visual imensa de uma marca de bebida por toda extensão da praia sem limites de espaço para os frequentadores da praia!



Na praia da frente, os quiosques imensos , onde alguns não tem o minimo de respeito com o meio ambiente , jogam suas gorduras na areia da praia , lixeiras sujas poluindo nossa praia, esgoto !

Temos que prestar uma especial atenção à não sazonalidade da oferta turística de diversificar as atrações para visitantes, que possam prejudicar o bem estar de seus cidadãs !È uma caracteristica visual bastante infeliz das nossas cidades de praia no alto verão!
É a construção espontania em zonas poucos acessíveis , onde o cidadãos perdem seu direito de apreciar a sua bela praia , ou sentir o vento que vem do mar, mais a poluição sonora e visual!
Oque é importante para o turismo numa  cidade  de praia!
Parques de fitiness, para idosos , crianças e jovens ,grandes áreas para esportes radicais,esportes em geral, se criar uma dinâmica desses espaços é muito importante em cidades que se concentram grandes números de jovens desempregados ! Estimula a auto estima!
Devemos ter um melhor  ordenamento de frente para o mar!
Falta promover a falta de uma parte física de nossas praias!
Duchas,banheiros,lixeiras, posto de informação turísticas,disciplinar as atividades de ambulantes!
È preciso mudar mentalidade e levar os cidadãs a fazerem sua parte, Incluindo seus bairros com disciplina dos seus lixos ou sendo na pintura exterior de suas casas!
Arborizar suas ruas!
Afinal quem ama cuida!
Só assim saberemos oque realmente estamos querendo para nossa cidade!
Que tipo de turismo!
Pra que tipo de turista!




Nenhum comentário:

Postar um comentário