terça-feira, 17 de setembro de 2013

O grande Chef Alex Atala, dedicou seu dia segunda -feira , para ensinar os alunos do Projeto buscapé de Boiçucanga, sua arte de cozinhar!



Chef Alex Atala ensina como preparar “peixada” para alunos do projeto Buscapé
São Sebastião, segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nesta segunda-feira, 16, o chef Alex Atala esteve nas dependências do projeto Buscapé, desenvolvido pela Polícia Militar em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, onde ensinou uma peixada para aproximadamente 50 alunos. Antes, porém, ele fez um passeio até a ilha dos Gatos, na praia da Baleia, também na região sul.
O cozinheiro é um dos melhores do mundo e dono do restaurante D.O.M.7, que este ano está em 6º lugar no ranking dos melhores internacionalmente e o melhor da América do Sul, segundo a lista World’s 50 Best Restaurants de 2013.
Segundo ele, cozinhar é fácil. Contudo, é preciso ser melhor do que os outros. “É necessário praticar porque não existe complicação nenhuma. Esse é o segredo. O difícil é fazer o que todo mundo faz melhor do que os outros”, fala o chef.
Convidado pelo chef Eudes Assis, nativo da cidade e integrante do Buscapé, Atala conta que veio ao projeto por causa dos alunos. “Vocês são as pessoas mais importantes para o amanhã. A cozinha pode ser uma forma de cuidar mais e preservar o lugar onde moram. Cozinhar é uma maneira de contar uma história”, acredita.
Durante a aula, o chef ensinou como limpar um peixe, além de algumas técnicas e detalhes para obter um ótimo resultado na culinária. Ele também ressaltou a importância de não desperdiçar os ingredientes e respeitar a época de determinadas espécies, no caso os peixes, para o consumo. “É importante preservar para não acabar”, frisa.

Entusiasmo
Os alunos ficaram bem atentos e participaram do preparo, com muito entusiasmo.
O aluno Johran Silva Cavalcante, 13, declarou que gostou do modo como o chef Alex passou seus conhecimentos. “Muito legal ele contar suas experiências. Também achei bem interessante as técnicas”, avalia Cavalcante, que pretende atuar na área gastronômica. “É super importante o contato com chefs renomados porque o meu sonho é ser cozinheiro”, revela. “Eu gosto muito de culinária e acho ótima essa iniciativa em trazer profissionais ao projeto. Aprendemos muito com eles”, acrescenta Sabrina Jesus de Lima, 14, que adorou ver o preparo da “peixada”.
Para Assis é uma honra sem tamanho receber o chef Alex Atala em Boiçucanga, que tem uma agenda lotada. “Ele é um dos melhores do mundo porque tem determinação e disciplina no que faz. É um exemplo pra mim e temos que nos espelhar em quem é bom”, comenta.
Quatro Rodas
Milad Alexandre Mack Atala, mais conhecido como Alex Atala, é um chef de cozinha brasileiro. Em 2006, foi eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas.
Aos dezoito anos, viajou para a Europa como mochileiro e trabalhou pintando paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, em seguida, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, aperfeiçoando seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.
Alex é um defensor da culinária regional e coloca a culinária amazônica, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos.
O Projeto Buscapé é uma associação sem fins lucrativos que atua há 7 anos em benefício de crianças e adolescentes do Litoral Norte de São Paulo, mostrando oportunidades para o desenvolvimento e futuro das mesmas.









fonte:Jõ Arvin