quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pavilhão Brasil é inaugurado na Rio+20

A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul. www.mma.gov.br

 


De 20 a 22 de junho.


Os eventos paralelos no local ocorrerão dentro do Centro de Convenção RioCentro e serão coordenados pelo Secretariado da UNCSD. 
O espaço irá apresentar ao público da Conferência o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica no Brasil. A presidenta Dilma Rouseff estará presente na inauguração.
Sob uma concepção sustentável, o Pavilhão foi construído com contêineres reaproveitáveis, reunidos em torno de uma arena central com quatro arquibancadas para um total de 120 pessoas. Nessa estrutura, está a mostra multimídia que inclui vídeos e instalações interativas. Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos.
A exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.No espaço que circunda o Pavilhão, haverá quatro áreas de exposição de programas sobre inovação, tecnologia sustentável e inclusão social - como o programa Minha Casa, Minha Vida e o programa Água Doce. Haverá, ainda, uma mostra de produtos desenvolvidos pela Embrapa, como o algodão colorido, além da Feira da Sociobiodiversidade.
Localizado junto aos estandes e pavilhões de governos estaduais e municipais, estrangeiros e instituições, o Pavilhão Brasil terá área de 4 mil m² e foi projetado pelo designer e curador Marcello Dantas. O espaço vai abrigar uma exposição multimídia sobre programas e projetos dos ministérios e órgãos que compõem o governo brasileiro e atividades como debates e palestras.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) será a responsável pelo planejamento e execução das atividades do Pavilhão Brasil, que funcionará de 13 a 24 de junho.

Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário