segunda-feira, 18 de junho de 2012

São João...........oração,.comidas ,crença....


  • 762 16 saojoao Decoração para festas de São João


Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada.

O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.

O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro. Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.

O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro. Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.

A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.

Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.

Oração de São João

São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".

São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós.

Simpatia

- Na noite de São João, escreva o nome de quatro pretendentes em cada ponta do lençol e dê um nó em cada uma delas. De manhã, o nó que estiver desmanchado tem o nome da pessoa com quem você irá se casar.

- Escrever três nomes em pedaços de papel. Dobrá-los bem e colocar, aleatoriamente, um no fogão, outro na rua e o último sob o travesseiro. Ao amanhecer, desdobrar o que está sob o travesseiro; esse será o nome do(a) seu(sua) futuro(a) namorado(a).

- Numa bacia com água, colocar duas agulhas. Se elas se juntarem, é sinal de que você vai se casar em breve.





Receitas de comidinhas  pra festa juninas....



bolinho de pinhão

Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (chá) de pinhão
1xicara (chá) de manteiga
1 lata de leite condensado
4 ovos ,1xicara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Preparo
Retire a ponta da casca de cada pinhão e coloque-os numa panela. Cubra com água e cozinhe por 45 minutos. Escorra a água e corte cada um deles ao meio. Separe a polpa, triture-a no processador e reserve. Com a batedeira, bata a manteiga, o leite condensado e as gemas até obter um creme. Adicione o leite, o pinhão, a farinha e o fermento e bata até conseguir uma massa homogênea. Em outro recipiente, bata as claras em neve. Incorpore à massa. Coloque o conteúdo em forminhas de empada e asse por 20 minutos no forno preaquecido em 180 ºC. Desenforme e sirva. Rende 12 porções.


Quentão de mel

1xicara (chá) de cachaça com mel
casca de 1/2 limão
suco de1  de limão
5 cravos -da-índia
4 xícaras (chá) de água
80gr de gengibre fresco descascados em pedaços
1xicara (chá) de açúcar refinado
casca de 1 laranja -pera
3 canelas em pau
suco de 1/2laranja -pera

Preparo
Em uma panela, coloque a água e o gengibre e ferva por 5 minutos. Reserve. Em outra panela, em fogo brando, faça um caramelo com o açúcar. Quando estiver no ponto, junte o conteúdo das duas panelas. Adicione o restante da água e os demais ingredientes. Deixe ferver em fogo alto por 15 minutos e retire. Para cada xícara de quentão, adicione 4 colheres (sopa) de cachaça. Rende 5 porções.



Canjiquinha com costelinha.

1 colher de sopa de óleo
50gr de bacon cortado em cubos 
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picada em cubos
4  e 1/2 xícaras de chá de agua
2 xícaras de chá de canjiquinha
1 cenoura media picada em cubos
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
1 colher sopa de cebolinha picada
sal a gosto
2,5 kg de costelinha suiná salgada

Preparo
Corte as costelinhas e deixe-as de molho de um dia para o outro. Escorra. Coloque-as em uma panela com água e ferva por 5 minutos. Elimine a água e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite o bacon. Adicione o alho, a cebola e doure. Acrescente as costelinhas e frite até que fiquem douradas. Coloque 1 litro da água e cozinhe por 30 minutos. Apague o fogo e deixe acabar a pressão. Acrescente a canjiquinha, o 1⁄2 litro restante da água e a cenoura. Tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos. Rende 8 porções.





fonte:maneguim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário