sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Comidinhas em copos! as verrines são a grande bossa nos eventos gastronómicos !



A palavra verrine vem do francês verre que significa “copo”. Ou seja, são comidinhas arrumadas num copinho de vidro transparente, deixando a mostra as diversas camadas de cor, temperatura e sabor surpreendentes.

A moda de usá-las em jantares, não só em coquetéis – onde fica mais fácil segurar o copo em vez de um prato – é recente, mas vem ganhando adeptos em todas as regiões. Então que está em atenção as tendências, já utiliza tanto em receitas salgadas, quanto em doces.
Ao degustar alguma verrine, lembre de introduzir na vertical o talher até o fundo, experimentando em apenas uma colherada todos os sabores. Todavia, se o que for servido for líquido, como um sopa de tomate, deve se dispensar a colher e tomar direto do copo. Se for cremoso é usada a colher. Já se tiver pedaços e grãos, deve-se usar o garfo.
Caso você vá servir algum verrine gelado, melhor dispor em recipiente com gelo – caso seja uma festa tipo coquetel, ou servir na hora da refeição.



As Verrines eram mais utilizadas para servir sobremesas mas hoje a criatividade já permite preparar deliciosas Verrines salgadas, como por exemplo, de macaxeira com carne seca ou polenta mole com funghi secchi.

A idéia é transportar empratados salgados tipo cremosos, saladas e sobremesas, em copos ou bowls de vidro, afirmando a miniatura como proposta simples, divertida e de muito bom gosto. Os copos devem ser pequenos e transparentes para que se possa apreciar as camadas.

Também conhecido como bagatela, a idéia se difundiu incorporando ingredientes e técnicas de culturas distintas. Uma mesma verrine pode conter até 5 elementos diferentes crus, moídos, mousses, molhos, aerados, ralados, duxelles, - salteado de cogumelos com ervas - mirepoix cru ou salteado e muito mais, utilizando o contraste de cores e usando alimentos que se complementam. As verrines salgadas podem ser servidas como entrada de um jantar.












As verrines doces podem conter mousses, cremes, sorvetes, frutas, bolo, suco de fruta, gelatina, chantilly, tiramisu, castanhas, paçocas, geléias, cremes e muito mais, dispostos em camadas, alternando também com licor ou rum.


Dicas
Para fazer os verrines, você tem que fazer associações, pense sobre formas, cores, consistências, a mistura de especiarias, quente-frio … Devemos também pensar sobre os últimos retoques, como a adição ou espetos usados ​​em frituras suporte …

Receita: Copinho de Tartar de Salmão com Ovas

foto:

350 g de salmão fresco
200 ml de creme de leite fresco; 6 torradas de pão sueco; 6 colheres (sopa) de croûtons
6 colheres (sopa) de ovas; 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de raspas de limão; 2 pepinos japoneses, picados em cubos, sem o miolo; 1 talo de erva-doce bem picado; 1/2 maçã verde bem picada
1/2 cebola roxa bem picada; ciboulette finamente picada; azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Corte o salmão em pequenos cubos, adicione a maçã, a erva-doce e a cebola picadas. 2 Tempere a gosto com azeite, sal, limão, pimenta-do-reino e ciboulette; reserve na geladeira. 3 Bata o creme de leite com o suco de limão até ficar firme (um pouco antes do ponto de chantilly) e misture as raspas de limão. 4 Em copos para martíni, faça camadas distribuindo igualmente: primeiro tartar, depois croûtons, pepino, creme batido e ovas. 5 Decore com ciboulette e um pedaço de torrada sueca; sirva imediatamente.

Receita dos chefs Demian Figueiredo e Pila Zucca, do bufê Les Amis. Praça Gastão Cruls, 38, Vila Madalena, tel. (11) 3021-9882 , São Paulo, SP;

OUTRA DICA: O livro Verrines Express, além de ser lindo tem ótimas dicas !



fonte:fotos da google,prazeres da mesa