


Um Evento que une sustentabilidade, moda e design ,workshops , palestras e exposições.

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de setembro acontece em Paraty, RJ, a segunda edição do Paraty EcoFashion, evento com foco na sustentabilidade que, desta vez, amplia o seu olhar para além da Moda para chegar aos objetos como um todo e alcançar o design sustentável também nas áreas de Arte e Decoração.
Integrado por exposições, palestras, oficinas e workshops sobre a sustentabilidade no artesanato e no design, o Paraty EcoFashion nasceu para promover a união entre as comunidades periféricas da região, artistas plásticos, outros profissionais e instituições renomados. Tudo para chegar a uma “costura” bem feita, que “alinhava” de forma caprichada e bonita a tradição local dos moradores com a visão e a técnica apuradas de profissionais experientes, visando a inclusão efetiva das populações com pouco acesso à informação sobre Design e Moda.
Assim, neste ano, com seu leque mais aberto, o Paraty EcoFashion abriu também maiores chances às comunidades envolvidas, que se viram com mais liberdade para utilizar seus conhecimentos sobre materiais e técnicas tradicionais de baixo impacto ambiental em suas produções de objetos. E o mesmo estímulo à produção artesanal social e ambientalmente sustentável permaneceu vivo na área da Moda, não apenas valorizando a cultura local, mas também trazendo à tona um debate sobre os princípios éticos e estéticos da produção contemporânea.
Os convidados e as comunidades
O Instituto Colibri, que idealizou e promove o Paraty EcoFashion, convidou o Instituto Zuzu Angel, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi, a artista têxtil Sandra Thaumaturgo e o artista plástico paratiense Lúcio Cruz, entre outros, para trabalharem junto a seis comunidades tradicionais do município de Paraty, oferecendo capacitação às populações do Pouso da Cajaíba, de Trindade, Praia do Sono, Ilha do Araújo, do Quilombo do Campinho da Independência e da Aldeia Indígena de Paraty-Mirim. Em um trabalho prévio de capacitação, homens e mulheres caiçaras, indígenas e quilombolas tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de Corte e Costura, de Design e Papel Artesanal, Customização, e Vivência para Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Artesanato - tudo como estímulo para a criação de peças do vestuário e objetos de design capazes de unir o fruto das tradições a um olhar diferenciado, mais moderno e voltado para a arte contemporânea, apresentado pelos experientes profissionais convidados.
Também estarão presentes a estilista Lena Santana, a designer Mana Bernardes e a socióloga Nina BragaO Instituto Colibri, que idealizou e promove o Paraty EcoFashion, convidou o Instituto Zuzu Angel, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi, a artista têxtil Sandra Thaumaturgo e o artista plástico paratiense Lúcio Cruz, entre outros, para trabalharem junto a seis comunidades tradicionais do município de Paraty, oferecendo capacitação às populações do Pouso da Cajaíba, de Trindade, Praia do Sono, Ilha do Araújo, do Quilombo do Campinho da Independência e da Aldeia Indígena de Paraty-Mirim. Em um trabalho prévio de capacitação, homens e mulheres caiçaras, indígenas e quilombolas tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de Corte e Costura, de Design e Papel Artesanal, Customização, e Vivência para Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Artesanato - tudo como estímulo para a criação de peças do vestuário e objetos de design capazes de unir o fruto das tradições a um olhar diferenciado, mais moderno e voltado para a arte contemporânea, apresentado pelos experientes profissionais convidados.

Saberes e fazeres: o foco do evento
O resultado desse trabalho e dessa experiência conjunta entre profissionais e comunidades é um dos pontos altos do Paraty EcoFashion, traduzido em exposições que prometem surpreender pelas criações sustentáveis.
Uma delas com foco em Moda e Design, será realizada na CASA DA CULTURA, reunindo projetos de 13 equipes de diversas faculdades da área, com curadoria do Instituto Rio Moda.
Na TENDA DA FEIRA CRIATIVA, no Centro Histórico, haverá exposição e venda de produtos alinhados com os objetivos do projeto.
Outra mostra, Raízes de Paraty, vai acontecer na CASA SESC.
PROGRAMAÇÃO:
Ciclo de Palestras ECODOMUS
Com: Renato Ambroisi e Mana Bernardes. Mediação: Heloísa Marra
O tecelão e designer de artesanato, Renato Imbroisi, e a artista Mana Bernardes, participarão da Mesa “Designers - Novos Laços”, com mediação da jornalista de moda e escritora, Heloísa Marra; no dia 15 de Setembro, sábado, às 20 horas.
O encontro abordará a interação entre artistas e artesãos, e discutirá a importância da troca de olhares entre universos diferentes, para a criação de uma nova linguagem, sempre valorizando a tradição e acrescentando novas perspectivas aos dois lados.
LOCAL: Casa da Cultura de Paraty
DATA E HORÁRIO: 15 de setembro às 20h
Workshops:
* ANDRÉIA DO ALMO - Tecendo Histórias
Tecelagem manual com contos da tradição oral: design têxtil.
(14/09 - 14h às 18h)
*CONSUELLO MATRONI - Customização de Camisetas com Aplicação de Materiais Reciclados
(16/09 - 09h às 12h)
*EVANDRO HALABEY - Criação & Tingimento
Tingimento e Silk como formas de reaproveitamento de roupas e têxteis
*FLÁVIA CINTRA - Pintando & Recriando
Despertar nas crianças a consciência de reutilizar o que parecia não ter mais uso
(16/09 -manhã
*LENA SANTANA - Moda sem moldes
Experiência com a moulage, técnica de construção de peças utilizando as proporções e dimensões do corpo, e dispensando o uso de moldes.
(15/09 - 14h às 17h)
*LILYAN BERLIM - Sustentabilidade e Moda
(15/09 - 14h às 18h)
*LUCÍLIA TRISTÃO RAMOS - Cores e Sabores da Moda
com base na utilização de elementos da culinária nacional, famosos por sua forte pigmentação, em oficina de beneficiamento têxtil.
(15/09 -09h às 12h)
*RUTE CASOY - Roda de Mulheres Bordadeiras
Em cima de textos “adormecidos” e desenhos, visando aplicação na técnica do bordado
(15/09 - 09h às 13h)
*RUTH JOFFILY - A Trama do Olhar
Uma reflexão sobre a construção de imagens femininas através do tempo, com materiais utilizados em reciclagem.
(16/09 - 14h às 18h)
FONTE: www.paratyecofashion.com.b
Nenhum comentário:
Postar um comentário