quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Dia Mundial de limpeza de Rios e Praias,criado pela Ong Clean Up The Word. Praia Brava.



Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, cerca de 26 pessoas entre estudantes e moradores do município de Caraguá, se reuniram neste sábado (29), na Praia Brava, das 9h às 12h, para retirada de lixo acumulado na areia.
Para realizar a coleta, os membros da equipe receberam sacos plásticos, camisetas e luvas plásticas descartáveis. O material coletado foi separado, catalogado e enviado para limpeza urbana e reciclagem.
O projeto é uma criação da fundação australiana Clean Up The World e é conhecido internacionalmente. A iniciativa na cidade já mobilizou aproximadamente 350 voluntários.
A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto dos objetos, e alertar sobre as consequências causadas ao meio ambiente, caso o descarte aconteça de maneira indevida.


A Limpeza de Rios e Praias é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente,Agricultura e Pesca, em parceria com  Faculdades Unibr,  Instituto educacional Dinâmico, Grupo de apoio de Caraguá (GAC), ONG Maranata,  Associação Caiçara Juqueriquerê (Acaju),  Operação Praia Limpa.
Diante do exposto os dados obtidos desta ação serão descritos em relatório a ser enviado a ONG Clean Up The Word, visando ações futuras em beneficio do Meio Ambiente.


Ação promovida pelo evento;
-limpeza da trilha e praia.
-plantio de palmito na área de restinga.
-Educação ambiental ,visando mostrar aos alunos a importância  da preservação da nascente.








A ação principal visou a limpeza da trilha retirando cerca de 400kg de resíduos da construção civil  que foram descartados criminalmente em alguns trechos do acesso a Praia Brava, o trabalho foi coordenado pelo Arquiteto Mauro Apingorá da Secretaria do Meio Ambiente Agricultura e Pesca e contou com um forte  apoio de voluntários como : Surfistas locais, equipe da Operação Praia Limpa e do Grupamento de Operações GAC que munidos de equipamentos especiais como enxada ,facão,e cabos de rapel realizaram um ótimo serviço.








Este ano a limpeza da Faixa de restinga (praia) ,teve um resultado mais que positivo ;FOI COLETADO POUCO LIXO resultado do fechamento de acesso de veículos automotores realizado no ano anterior. Todo lixo foi transferido para usina de transbordo da ONG Maranata.
Este ano contamos com uma presença marcante de um caiçara ,pescador aposentado O Senhor Pedro Paes atual Presidente da Acaju, que afirmou ter ficado impressionado com a beleza e diversidade do local e alegando que havia passado pela Praia brava por fora ( pelo mar) quando ainda pescava. A ação  também promoveu o plantio de 50 mudas de Palmito juçara , ás margens da trilha principal .Os voluntários que visitaram o local pela primeira vez ficaram encantados pela beleza natural.



Um dia de trabalho e suor em prol a preservação do meio ambiente das futuras gerações.



E com mais esta iniciativa a Praia brava garante a sua Preservação Ambiental!
Como a única praia ainda virgem de Caraguá ! impossibilitando a ganancia de especuladores imobiliários de tentar destruir  o nosso paraíso local.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário