domingo, 2 de dezembro de 2012

Caraguá recebe prêmio “Selo Cidade Cidadã”,com o Projeto Caraguá Acessivel!

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados concedeu ao município de Caraguá o
 prêmio “Selo Cidade Cidadã”, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A entrega do prêmio será no dia 13 de dezembro, às 11h, no auditório planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.




O Praia Acessível está localizado na Praia do Centro, e atende os interessados das 8h às 17h, de sexta a domingo e nos feriados. O objetivo é garantir o contato com a praia e o banho de mar às pessoas com deficiência
O projeto conta com seis cadeiras anfíbias (equipamento que supera a areia, entra e flutua na água), tendas e esteiras. Uma equipe formada por quatro profissionais capacitados recebe o usuário e faz o acompanhamento no banho de mar.

Para receber o selo, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso inscreveu o projeto “Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos”, que engloba várias ações que já foram implantadas como a “Praia Acessível”, que oferece cadeiras de rodas anfíbias para cadeirantes e pessoas com disfunções motoras, banheiro adaptado, maca e recursos lúdicos utilizados por professores de educação física.


Foi instalado no playground da praça Diógenes Ribeiro de Lima um brinquedo adaptado, um carrossel, que gira e permite até duas crianças cadeirantes e duas crianças andantes.
Também integra o projeto, o “Playground adaptado”, com brinquedos que podem ser utilizados seguramente por crianças cadeirantes ou com mobilidade reduzida, a “Pista de Skate” para a prática de Hard Core Sitting (modalidade utilizada por cadeirantes para a realização do esporte) e a “Praça do Idoso”, que dispõe de equipamentos para a terceira idade e promove atividades esportivas, de reabilitação e de lazer.



Na primeira semana de dezembro está prevista a inauguração da Academia Inclusiva ao ar livre, com equipamentos adaptados, e da Praça Sensorial, elaborada com paisagismo e recursos para estimulação e participação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. E continuam por toda a cidade as obras de ampliação do “Rota Acessível”, composta por ciclovias, calçadas com rebaixamento, faixas, lombofaixas, vagas preferenciais e sinalizações.



A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que Caraguá trabalha com políticas públicas que tornarão o município referência em inclusão social das pessoas com deficiência. “A secretaria foi implantada há quase um ano e já conseguimos esse prêmio, que demonstra que nosso plano de governo voltado às pessoas com deficiência está no caminho certo”, afirmou.




A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (Sededi) surgiu para contribuir com as políticas públicas voltasdas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos idosos bem como de suas famílias. Além disso, o órgão funciona como articulador de políticas e ações que envolvam os demais setores do governo municipal e da sociedade com o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas.
Criada em dezembro de 2011 com a sanção da Lei N° 1.993, o órgão tem como objetivo promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência e do idoso, garantindo o acesso a todos os bens, produtos e serviços a que qualquer cidadão tem direito.
Ao implementar políticas públicas municipais específicas e articuladas, a secretaria visa garantir a inclusão dos cidadãos com deficiência e idosos na sociedade.

 


Parabéns a todos por serem humanos com luz!

creditos da foto:GIANNID'ANGELO
fonte;www.portal.caraquatatuba.sp.gov.br.