terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aço Corten a nova moda na Arquitetura!

O estilo industrial, tão em alta na decoração, inspira também a arquitetura residencial. Prova disso é a escolha do chamado aço corten para montar estruturas com vigas aparentes — recurso que deixa o clima um pouco mais pesado, no melhor dos sentidos. O material tem virado estrela de muitos projetos, justamente graças ao poder de imprimir a estética que remete a fábricas e prédios comerciais.



O Aço Corten como elemento de fachada combinou com a imagem de força da marca Harley Davidson na fachada da loja  de São Paulo.


Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.


Vasos em aço corten oxidado para paisagismos ao ar livre


Utilização
Os aços patináveis são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, defensas, viadutos, torres de transmissão, telhas, edifícios industriais, entre outros.

É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. No Brasil este tipo de aço possui grande aceitação entre os arquitetos. Um exemplo da sua utilização é a estrutura da Catedral de Brasília e do edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo, dentre inúmeras pontes e viadutos espalhados por todo o país.


O Separador de Grama aplicado num Jardim delimita e permite a criação de um paisagismo especial.

Vantagem

Além de dispensar a pintura em certos ambientes, os aços patináveis possuem uma resistência mecânica maior que a dos aços estruturais comuns.

Esta vantagem é melhor observada em ambientes extremamente agressivos, como regiões de orla marítima e também regiões que apresentam grande poluição de dióxido de enxofre. Em ambas a pintura os aços patináveis apresentam uma proteção superior àquela inerente aos aços comuns.











Uma de suas principais características é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição do aço aos agentes corrosivos do ambiente.
Este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente.


fonte;htthttp://www.acocorten.com/,arquiteta e light Designer

Nenhum comentário:

Postar um comentário