segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tomás Saraceno - in orbit!



INSTALAÇÃO _ Um trabalho de instalação gigantesca por Tomás Saraceno , intitulado " em órbita ", foi montado noKunstsammlung Nordrhein-Westfalen (Düsseldorf). A uma altura de mais de 20 metros acima da praça do K21 Ständehaus, Saraceno suspendeu a construção de rede dentro da qual os visitantes podem se mover, aparentemente sem peso. Esta rede de segurança altamente contemporânea, que cobre completamente 2500 m², espalha-se para fora através de três níveis abaixo do enorme cúpula de vidro do K21. Os níveis são mantidos separados um do outro por uma série de "esferas" airfilled bolas de PVC, medindo até 8,5 metros de diâmetro.

" Para descrever o trabalho significa para descrever as pessoas que a usam - e suas emoções ", explica Tomás Saraceno a respeito de sua maior instalação até à data, planejado ao longo dos últimos três anos, em colaboração com engenheiros, arquitetos e aracnólogos - especialistas em aranhas e aranhas teias.



Os vários materiais ressaltam as idéias básicas de Saraceno de fluxo e leveza: " Quando eu olho para os níveis de várias camadas de linhas diáfanas e esferas, lembro-me de modelos do universo que retratam as forças da gravidade e corpos planetários. Para mim, o trabalho visualiza o continuum espaço-tempo, a web tridimensional de uma aranha, as ramificações de tecido no cérebro, a matéria escura, ou a estrutura do universo. Com 'em órbita, "proporções entrar em novos relacionamentos, corpos humanos se tornam planetas, moléculas, ou buracos negros sociais ".

"Em órbita" é um dos projetos mais leves realizados pelo artista até à data: o trabalho das associações convocação com a finura ea estabilidade das teias de aranha e as bolhas de sabão - apesar do fato de que a estrutura da rede sozinha pesa 3,000 kg, eo maior de as "esferas" pesa 300 kg. A combinação de funcionalidade, beleza e força que Saraceno encontrou durante anos de estudo das construções da web de várias espécies de aranhas também está em evidência nos detalhes "em órbita".


A observação precisa da natureza e do desenvolvimento conceitual de seus fenômenos são marcas consistentes de trabalho de Saraceno, que dissolve as fronteiras entre arte e ciência . Nesta instalação, o espaço é percebido através da vibração - assim como é por aranhas. O resultado é uma nova forma híbrida de comunicação.

Diz o artista: " Cada fio de indivíduo não só mantém os visitantes no lugar, mas tece-las em si mesmo, ao mesmo tempo que lhes permite agir. É como uma rede estendida com um caráter aberto. Uma estrutura aberta cósmica, tecido que se torna densificada, ramificado, antes fluindo em linhas novamente nas bordas. A web é singular na sua relação com a arquitetura existente . "

Com seu projeto de Düsseldorf, Saraceno - que estudou arte e arquitetura - também zeros diretamente sobre o indivíduo concreto, bem como as experiências humanas coletivas : os visitantes do museu que subir no, nível acima do solo de alta net, enfrentar novas dimensões de (auto- ) percepção através de uma experiência pessoal e marcante.Inevitavelmente, isso envolve aspectos sociais, bem como: a presença de vários visitantes define a construção ousada em movimento, alterando seu estado de tensão e de forma externa - os usuários devem coordenar os seus movimentos, a fim de mover-se de forma otimizada em toda a configuração da rede.


Este artista-arquitecto tem frequentemente comparado suas criações para os organismos vivos. Mudanças no gatilho ambiente processos de pensamento; Saraceno está interessado na maneira em que " os espaços e as pessoas geram novas idéias . "

Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen
Grabbeplatz 5 40213 Dusseldorf
Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário