domingo, 21 de julho de 2013

Mestre Acordeon , Brasileiro de 70 anos vai pedalar dos EUA até Salvador, para arrecadar fundos para seu projeto de crianças carentes !



Mestre acordeon

Ubirajara (Bira) Guimarães Almeida (nascido em 1943), mais conhecido como Mestre Acordeon, é natural de Salvador, Bahia, Brasil, e um mestre da arte popular brasileira, conhecido como Capoeira. Sua reputação internacional como um respeitado professor, artista, músico, organizador e autor são construídos em cima de cinquenta anos de exercício ativo, bem como a investigações sobre as origens, tradições, conotações políticas e tendências contemporâneas da Capoeira. Mestre Acordeon tem viajado extensivamente promovendo a Capoeira fora do Brasil.
Acordeon foi aluno do lendário Mestre Bimba na década de 1950 e começou a ensinar Capoeira na década de 1960. Ele fundou o Grupo Folclórico da Bahia em 1966 que realizou o show Vem Camará: Histórias de Capoeira no Teatro Jovem, no Rio de Janeiro. O espetáculo apresentou uma abordagem para a Capoeira, que influenciou uma nova geração de capoeiristas jovens e afirmou o conceito de Grupo de Capoeira e Capoeira regional de hoje. Ele ganhou três títulos em campeonatos nacionais de capoeira na década de 1970, antes de vir para os Estados Unidos no final de 1978.
Acordeon Capoeira introduzido na Costa Oeste, no início de 1979 e atualmente mantém a Associação de Capoeira Unidos (UCA), com várias Escolas Associadas. Ele também criou a Capoeira Arts Foundation, em Berkeley, Califórnia, que patrocina UCA e o Projeto Kirimurê, um programa social para crianças do bairro de Itapoã, em Salvador, Bahia, Brasil.
Acordeon gravou 9 CDs, 3 DVDs produzidos e é autor de artigos de revistas e livros sobre Capoeira, incluindo Água de Beber, Camará; Um Bate Papo de Capoeira; e a Capoeira Artes Café, a Academia de Capoeira. O seu livro Capoeira: uma forma de arte brasileira, foi o primeiro livro Capoeira em Inglês. Ele recebeu homenagens em apoio da sua prática, ensino e pesquisa da Capoeira. Entre eles, no outono de 1994, ele tornou-se o "artista" primeiro a receber a Cátedra Tinker Visitante na Universidade de Wisconsin-Madison. Em 2008, em reconhecimento de seus trinta anos de trabalho contínuo na Costa Oeste, a cidade de Berkeley proclamada 18 outubro como o Dia Mestre Acordeon.


Mestre Acordeon vai embarcar em uma viagem de mudança de vida, andando de bicicleta da Bay Area - Berkeley Califórnia para Bahia, Brasil. Esta viagem vai produzir um documentário, CD de música do mundo e um livro.
Conhecido internacionalmente como Mestre Acordeon, o professor de capoeira Ubirajara Almeida vai comemorar seus 70 anos de forma inusitada: usando uma bicicleta, o mestre realizará uma expedição de 400 dias, partindo de São Francisco, EUA, até Salvador, Bahia. A viagem do capoeirista baiano vai dar origem a um documentário, cujos fundos serão revertidos para sua ONG.
O professor deverá pedalar mais de 22 mil quilômetros e fazer uma produção cinematográfica, que aborda tanto as aventuras da viagem, como a influência cultural da capoeira, esporte que ensina há cinquenta anos. Com a expedição, o professor voltará para o Brasil – desde 1978, Almeida dá aulas nos EUA. “Esta viagem é um dos legados mais importantes que posso deixar aos meus alunos”, contou o mestre à reportagem do Huffington Post.
O capoeirista planejou a expedição em etapas, para não correr riscos desnecessários ao longo do trajeto. “Espero pedalar durante 300 dias e descansar nos outros cem, praticando capoeira e entrando em contato com a cultura dos outros países”, declarou o mestre. O documentário filmado durante a viagem vai gerar renda às 80 crianças atendidas pelo Projeto Kirimurê, que atua na periferia de Salvador para garantir aos pequenos o acesso à educação e ao esporte.
A expedição arrecada fundos por meio do Indiegogo, site internacional de financiamento coletivo. Com o nome de Bay 2 Bahia, a expedição sobre dois pedais tem início no primeiro dia de setembro, logo depois do aniversário de 70 anos do Mestre Acordeon. Para ele, o trajeto será importante para repensar sobre a vida e encarar novos desafios. “Será uma viagem de muita reflexão. Espero sair dela uma melhor pessoa e um melhor professor”, finaliza.






O Projeto Kirimurê é um programa sem fins lucrativos financiado pela Fundação Capoeira Artes e concebido para enriquecer a vida dos jovens em situação de risco no bairro de Itapuã, Bahia, Brasil.
Muitas das crianças que vivem em Itapuã sofrem de desnutrição, falta de atenção adequada por parte dos adultos, e outras condições severas de pobreza.
Em vez de irem à escola, muitas vezes eles trabalham para ajudar a sustentar as suas famílias, e freqüentemente estão se tornando presas à atual ameaça das drogas e da criminalidade.
Dessa forma, o Projeto Kirimurê entra com a finalidade de auxiliar na formação desses jovens com o objetivo de mostrar que há uma outra perspectiva de futuro.



Se você tiver interesse de saber sobre o projeto Kirimore na Bahia, Brazil aqui esta um link:

http://www.projetokirimure.org/

Eu fico muito feliz em saber que Elisa Pasquini filha de um grande amigo de infância Sergio Pasquini , junto com seu namorado Diego e mais outras 6 pessoas abraçaram esta causa , para arrecadar fundos para ajudar está instituição, chamada Projeto Kirimure na Bahia.


Projeto Kirimurê atende 80 crianças em situação de risco, oferecendo-lhes uma oportunidade de levar uma vida mais saudável e plena. Nós fornecemos um espaço seguro para que eles gastam o seu tempo livre, aulas de como ler e escrever, ajuda com a lição, a prática da capoeira, oficinas de artes e ofícios tradicionais, educação para a saúde, e lanches nutritivos.

Um projeto desta grandeza, tão complexo e não-linear, não poderá ser realizado sozinho. Ele exige um grupo diversificado de pessoas, colaborando em diferentes frentes. Estamos muito gratos àqueles que têm nos ajudado até então. Agora, estamos pedindo que todos vocês, capoeiristas, amigos e simpatizantes da causa, estendam as mãos e colaborem com este projeto. "Juntos seremos capazes de criar um documentário visual de alta qualidade e um belo trabalho para as gerações futuras". Faça parte da jornada do Mestre Acordeon!

Informações adicionais:
Suelly (Suellen Einarsen), a primeira mulher americana a se tornar mestre de capoeira irá fazer parte de um grupo de alunos dedicados que acompanhará o Mestre durante toda a viagem. Por muito tempo, Mestra Suelly tem sido a companheira do Mestre Acordeon.
Alunos que pretendem acompanhar Mestre Acordeon:
Mariano Weschler-Bonsieppe (Galã): wechsler04@yahoo.com
Diego Armando Arena (Tarântula): diego.armando.arana@gmail.com
Elisa Pasquini (Tuchegas): elisapasqua@yahoo.com
Amber Nelson(Peninha): amberdnelson@gmail.com
Ashlee Trueb: ashleetrueb@gmail.com
Keith Chong(Balão): kchong@gmail.com
Tora Akiyama: tora@nichoume.com
Produção audiovisual:
Jorge Itapuã Beiramar, Kelly Calderon Barauna, Jonatan Romarico Roma
Animation:
Kjeld Pederson (Requeijão)



Nenhum comentário:

Postar um comentário