segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O dia das crianças e o consumo consciente!


FÁBULA // VERÃO 2012
Já faz tempo que Dia das Crianças virou “dia das compras”: as vendas nesta data só ficam atrás do Natal e do Dia das Mães. , não existe problema nenhum em aproveitar esse dia para dar à criança o presente que ela tanto deseja, desde que isso não signifique deixar sua conta no vermelho. Mas acho que é uma boa oportunidade para ensinar outras coisas tão importantes quanto comemorar esse dia maravilhoso.

Hoje, as famílias estão menores e as crianças não precisam mais dividir seus brinquedos com vários irmãos. Além disso, as casas são pequenas e fica cada dia mais difícil ter onde guardar tanta coisa. Por isso você pode pensar em comprar um presente para ser compartilhado entre irmãos ou primos. Além de reduzir o consumo, é uma ótima forma de as crianças aprenderem a negociar.

Outro hábito que pode ser introduzido é um que sempre uso quando compro roupas ou sapatos novos: entrou um sai outro. Se a criança ganhou um brinquedo novo, ela deve escolher outro que não brinca mais para doação. É um jeito legal de não deixar o armário entulhado e de ensinar solidariedade.

"For Mercy has a human heart, Pity, a human face, And Love, the human form divine, And Peace, the human dress."   ~William Blake
Você também pode dar à criança a oportunidade dela escolher o que vai ganhar, definindo limites para o quanto pode ser gasto. Se for possível, leve-a a lojas onde os brinquedos não são os mesmos anunciados na televisão. Ela poderá aprender que há opções muito mais divertidas e descobrir o que ela realmente gosta, sem a influência das propagandas.

Fazer boas escolhas também é praticar o consumo consciente. E seu filho precisará saber disso quando crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário