terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Jaca fruta rica em saúde! Que tal uma moqueca de jaca!





Jacas verdes são consideradas legumes e tratadas como tal, especialmente em países do Sudeste Asiático. Uma pena que no Brasil só se dê atenção a elas quando estão no ponto de cair, sendo que poderiam ser aproveitadas em todos os estágios de maturação. A ponto de a árvore asiática tão bem adaptada por aqui ser tratada como invasora em alguns locais como no Recôncavo Baiano onde pode ser cortada pra fazer de gamelas , mesas de jantar, camas e sofás.Não sei se isso é correto! Deve haver algum estudo de impacto ambiental para que a atividade seja feita à luz do dia, na beira da rodovia, mas que jacas são desperdiçadas no Brasil, ah, isto são!




Moqueca de jaca verde. De Eliana Santiago

2 colheres (sopa) de óleo de dendê
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
3 colheres (sopa) de pimentão verde picado em cubinhos
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado em cubinhos
1 tomate picado em cubinhos
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 xícaras de jaca verde cozida e fatiada
1 xícara de leite de coco
Suco e limão e coentro a gosto para finalizar (ela usou coentro-de-pasto ou chicória-do-pará, mas com qualquer um ficará bom)
Numa panela de barro, coloque o óleo de dendê e doure o alho e a cebola. Junte o pimentão e o tomate e mexa. Em seguida, junte o coentro, a pimenta, o sal e a jaca verde cozida. Misture bem e deixe cozinhar brevemente ou até que fique bem quente. Junte o leite de coco e deixe ferver. Prove e corrija o sal e corrija se necessário. Junte umas gotas de limão e mais um pouco de coentro picado para finalizar. Sirva com arroz




Antes de cozinhar - parta a jaca em quatro. A minha tinha 1,2 kg. Se fosse menor, seria melhor cozinhar inteira. Cubra com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até que fique bem macia (ou menos tempo se for menor).



Tire primeiro a casca e depois o miolo e descarte-os.
1 jaca verde com cerca de 1,2 kg rende aproximadamente a metade do peso em polpa cozida e limpa, para usar em moquecas, refogados, recheios etc.


Picar a jaca cozida no processador, mas você pode também fatiar bem fininho na faca se preferir. E como ficou com aparência de frango desfiado,  fica boa na forma de carne-louca, que a gente costuma servir com pão. 


Receita de jaca louca ou jaca verde para comer com pão

4 colheres (sopa) de óleo de urucum - ou use azeite comum + 1 colher (sopa) de colorau
4 dentes de alho fatiados
250 g de pimentão (1/3 de pimentão amarelo, 1/3 do vermelho e 1/3 do verde), fatiado
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 cebola média fatiada
4 xícaras de polpa de jaca cozida e fatiada (450 g)
1 colher (chá) de sal ou a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1/4 de xícara de vinagre
1 xícara de cheiro verde picado

Coloque o óleo de urucum numa frigideira e leve ao fogo. Junte o alho e deixe começar a dourar. Acrescente o pimentão, a pimenta e a cebola e refogue até que a cebola comece a ficar macia. Coloque a jaca, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Deixe no fogo, mexendo, até a jaca ficar bem quente. Prove o sal e corrija, se necessário. Deixe esfriar e tempere com azeite, vinagre e cheiro-verde-picado. Sirva com pão. No outro dia estará ainda melhor.

Rende: de 8 a 10 porções


A jaca é uma fruta bem questionada, ela não possui uma aparência tão bonita e o gosto não é um dos prediletos entre as pessoas, mas a quantidade de nutrientes que pode ser encontrada nessa fruta é surpreendente.

Alguns problemas de saúde podem ser minimizados com o consumo da jaca, como é o caso da prisão de ventre e a queda de cabelo. Ela possui em sua composição vitaminas do complexo B que agem beneficamente no organismo.

Certamente se você for comer a jaca pura, vai julgar o gosto marrento, porém a fruta pode ser o principal ingrediente de vários tipos de doces. Aprenda a fazer geléia ou até mesmo um sorvete e descubra um sabor delicioso e irresistível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário