A pergunta fica dançando no nosso cérebro: qual o motivo para a indústria do transporte marítimo, responsável pela maioria do comércio mundial e fundamental na nossa civilização, ser tão pouco falada? Por que não sabemos mais sobre os navios de carga e os milhões de containers que seguem neles? A jornalista britânica Rose George tentou entrar nesse mundo e lança alguns dados inquietantes.
Rose embarcou num navio porta-contentores, o Maersk Kendal, com 299 metros de comprimento por 40 de largura, e com capacidade para transportar mais de 6 mil contentores, numa viagem entre Felixstowe e Cingapura que durou cinco semanas. Pra ser ter uma ideia da capacidade de armazenamento deste navio, se toda a carga fosse colocada em caminhões, criaria uma fila de trânsito de 60 quilômetros. Por aqui se vê porque quase tudo o que bebemos, comemos ou consumimos é transportado por via marítima.
Então qual o problema? Em 2009, por exemplo, os 15 maiores navios do mundo emitiram tanta poluição quanto 760 milhões de carros juntos. Outro exemplo? A AP Moller-Maersk, empresa dinamarquesa que controla o navio gigante em que Rose embarcou, opera 600 navios e tem lucros equivalentes a 20 por cento do PIB da Dinamarca, mas usa mais combustível que a nação inteira.
fonte: http://www.radioblog.com.br/index.php?p=blog-verde&id=3727
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