Cohousing é um tipo de habitação colaborativo em que os moradores participem ativamente do projeto e operação de seus próprios bairros.
Residentes Cohousing são conscientemente o compromisso de viver como uma comunidade. O projeto físico encoraja tanto o contato social e espaço individual. Casas particulares conter todas as características das casas convencionais, mas os moradores também têm acesso a extensas instalações comuns, tais como espaço aberto, pátios, um parque infantil e uma casa comum. Veja as perguntas mais frequentes, abaixo e dos amplamente citados seis características definidoras de Cohousing . Baixe o que é Cohousing slideshowpara visualizar e compartilhar.
TUDO JUNTO ....TUDO MISTURADO.....
Imagine uma casa: quartos, salas, banheiros… Opa, e a cozinha? A cozinha é coletiva. Nas cohousings, o bacana é viver comunidade. As refeições e todas as atividades que podem gerar interação social são feitas em ambientes coletivos – tudo isso sem perder a privacidade das casas comuns. Essa ideia que parece contemporânea nasceu na década de 60, na Dinamarca, e, em tempos atuais de crise, redução de custos e eco atitudes, tem ganhado a simpatia de muita gente. No Brasil, apesar da grande referência dos saudosos Novos Baianos, que já se ligaram na tendência lá nos primórdios,a iniciativa ainda engatinha, mas nos Estados Unidos e na Europa o movimento já é bastante conhecido.
A arquitetura facilita: a construção das casas une os moradores com jardins e vias que facilitam a circulação. Quem vive em uma cohousing divide todos os espaços de uso coletivo: desde a biblioteca até a horta e os jardins. Assim, dá pra fazer amigos, organizar o espaço e, de quebra, economizar um bocado. Mas a iniciativa do bem não se restringe à economia: muitas cohousings têm grandes bicicletários e incentivam o transporte alternativo. Os carros, aliás, geralmente são compartilhados e existem escalas pra saber que família levará as crianças pro colégio naquela semana. São pequenas atitudes que fazem uma baita diferença. Pra quem se animou com a ideia e já quer começar a pesquisar, corre pro The Cohousing Association, um site recheadíssimo de dicas sobre esse estilo de vida.
A idéia cohousing começou na Dinamarca, e foi promovido em os EUA por arquitetos e Kathryn McCamant Durrett Charles no início de 1980. O conceito dinamarquês de "comunidade viva" se espalhou rapidamente. Em todo o mundo, já existem centenas de comunidades Cohousing, a expansão da Dinamarca para os EUA, Canadá, Austrália, Suécia, Nova Zelândia, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, Áustria e em outros lugares.
fonte;rioetc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário