sábado, 30 de junho de 2012

Sustentabilidade e Criatividade......




A inspiração para escrever este artigo veio ao assistir a um vídeo na internet. Mas não se trata de mais um vídeo de animais fazendo travessuras, adultos fazendo besteiras ou dos chamados fails, e sim da história de um garoto amante de fliperamas, que, ao passar férias na loja de seu pai, criou genialmente seu próprio fliperama com caixas de papelão. Para ele, isso foi apenas uma maneira de passar o tempo. Para nós, é empreendedorismo com sustentabilidade. Em pleno Rio + 20, um garoto de apenas 9 anos dá uma lição às pessoas com formação tão extensa, a se perder de vista.
Considerado um dos assuntos mais comentados nos últimos dez anos, inclusive citado em outro artigo da Allegro, o tema sustentabilidade vem tomando algumas horas do empresariado. E o que trago para discussão é como podemos, dentro do nosso ambiente de trabalho, inovar, empreender e criar produtos e estratégias que gerem valor financeiro para a empresa, mas que sejam ao mesmo tempo sustentáveis, utilizando recursos de forma inteligente e buscando reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais esociais gerados, a longo prazo. Alguns exemplos simples são a reciclagem de lixo, a economia de energia e o uso racional de água.
Na Gestão de Processos, basicamente buscamos alinhar as atividades de forma que seja otimizado o processo como um todo e interligar os diferentes setores para que a empresa se torne mais eficiente. Sendo assim, é importante que a melhoria nos processo trabalhe para que os recursos disponibilizados sejam utilizados de forma eficaz, focando na sustentabilidade da empresa. Exemplos disso são: reduzir a utilização de folhas de papel implantando um sistema computadorizado, prezar pela qualidade de vida do trabalhador ao melhorar seu processo de trabalho, dentre tantas outras possibilidades.
Uma empresa competitiva e bem informada inclui toda sua organização na busca de um ambiente empreendedor, inovador e sustentável. O acesso às informações está fácil como nunca foi antes. Basta querer, estudar e aplicar.

Fonte:Allegro Tecnologia e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário